ASPECTOS RELEVANTESDA DA VIDA ADULTA
Eu aprendi muito com o texto sugerido “ Introdução à Psicologia da Vida Adulta” e as “Oito Idades do Homem”, segundo Erikson, fases estas apresentadas como características básicas do comportamento humano. Aonde realmente as características apresentadas sobre as fases da vida Adulta evidenciaram as características observadas por mim em pessoas muito próximas, ou que conviveram comigo há alguns anos atrás. Sendo que percebi que em alguns aspectos em todas as fases há pequenas transformações em relação à época pesquisada por Erikson em relação as observações de hoje ( século XXI), vamos dizer assim!... Não mais condizem com características apresentadas por Erikson em alguns “pequeninos” aspectos.
"Hoje" por exemplo o adolescente “fica” (termo usado para designar o namoro sem compromisso) se mais sério o “ficar” usam aliança de compromisso com pessoa de mesmo sexo ou com sexo oposto, conforme o gosto! A sexualidade como muitos outros aspectos tomaram rumos diferentes, há muito tempo, apenas escancarou-se há alguns anos, com a liberdade de expressão do indivíduo. Se há aceitação por parte de todos ou não, isto já é outra história... Enquanto Erikson afirma na fase 6ª (por volta de 40 anos): “aproximadamente o período do namoro”.
Ora! ... Os tempos são outros, ou somos nós que estamos aceitando o que na verdade sempre existiu? Ou a mídia quer nos colocar goela – abaixo o que de fato não aceitamos, pois vai de encontro a nossos princípios? O que pensar diante de tantos pressupostos? São tantas indagações e tão poucas respostas para nossas dúvidas. Ou são tantas respostas para tantas indagações? Acho que este tema seria uma boa pergunta para Projeto de Aprendizagem!
A conclusão que chego e sei com certeza: a Vida é Maravilhosa, superando limites, enfrentando obstáculos como desafios, e dificuldades têm quem quer! Em qualquer fase de nossa existência (...). E assim vamos vivendo com sabedoria a fase em vigência, à espera das subseqüentes!
“Não se obrigue a entender tudo o que acontece. No dizer de Cecília Meireles, “Viver ultrapassa qualquer entendimento”.
(Fonte: Diário de Bordo – Agenda da profissionalização)
domingo, 7 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Boa Leitura Ione.
Mas falar em libertadade de expressão é complicado, pois infelizmente ainda somos podados de muitas coisas, de poder agir e falar.
Biejos Dai
Postar um comentário