A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar: seu bico alongado e pontiagudo já está curvo, suas asas estão apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das pernas; e voar já está se tornando uma tarefa difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: ou morrer... Ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Após encontrar este lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois de cinco meses ela sai para seu famoso vôo de renovação. E poderá viver, então, por mais uns trinta anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo da vitória, devemos nos desprender de velhas práticas e costumes que teimam em fazer parte do nosso cotidiano pessoal, social e profissional. Assim iniciei um processo de renovação em minha vida em todos os sentidos, com o PEAD, (na UFRGS), o que muito me orgulho. Estes sete semestres não os considero dolorosos, de jeito nenhum, mas desafiadores, que exigiu de mim como dos colegas tenho certeza, dedicação, renúncias e determinação. Ainda estou em processo de renovação, continuo no “paredão”, fazendo a ruptura à antigas competências, me preparando (arrancando as velhas penas) para mostrar os conhecimentos desses semestres no ano vindouro de 2010 com o estágio. Então estarei pronta para o famoso vôo de renovação, com idéias e prática pedagógicas inovadoras. Somente quando nos livramos do peso de velhas praticas e atitudes é que podemos aproveitar o resultado valioso que uma auto - renovação sempre traz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Olá, Ione!!!
Muito linda a metáfora que trazes!!!
Abraço, Anice.
Ione:
Quero te desejar boas vindas para este início de semestre!
Com certeza, será um período de grandes superações e aprendizagens.
Te espero dia 23/03.
Grande abraço, Anice.
Olá, Ione:
Tudo bem?
Escrevo porque estamos quase indo para a terceira semana do semestre e estamos sentindo falta dos teus escritos aqui. Sabes que a exigência da escrita aqui é semanal, não é mesmo?
Grande abraço, Anice.
Ione:
O que está acontecendo? A escrita no blog é fundamental. Isto é um processo. Não será possível, daqui a uns dias, escrever várias postagens na mesma semana, certo?
Por favor, comece a escrever enquanto é tempo.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário