quarta-feira, 19 de maio de 2010

REFLEXÃO DAREFLAXÃO DA V SEMANA DE ESTÁGIO - 10/05 a 14/05




Postagem Referente a semana IX (12 a 19/05)

Foi uma semana recheada de indagações e descobertas. Iniciamos a semana com a elaboração de regras de convivência no grupo de pertencimento, no momento a sala de aula. Promovi uma discussão acerca dos pontos que devemos respeitar e observar para elaboração das regras de convivência. Deixei-os a vontade para escolherem os colegas para formar os grupos. A discussão entre os componentes do grupo gerou muita troca de ideias e sugestões de todos.. Lembrei- os de refletir sobre pontos significativos para a turma. Portanto: “O processo de socialização da criança consiste na “construção progressiva do universo objetivo a partir da vitória sobre o egocentrismo” que se refere Piaget, nada mais é do que o mundo dos objetos e o mundo dos outros.” Também fizeram uma reflexão sobre o processo e fatos dos negros vindos da África através da leitura e reflexão do poema “Para Refletir”, vídeos e críticas a imagem da obra de Debret. Contemplando as várias áreas do conhecimento interdisciplinares, fazendo uma inter-relação das mesmas. Assim havendo uma maneira de poder romper com as fronteiras das disciplinas, unindo assim, as diversas áreas do saber, no sentido de melhor oferecer ao aluno a visão do todo. (PETRÁGLIA, 1993, P.32). Colocaram seus pontos de vista, inclusive com exemplos. Assistiram ao vídeo: A abolição da escravatura http://www.youtube.com/watch?v=KsJKQjN_qqE. Onde três mocinhas cantando e explicando com palavras simples as leis que favoreceram os negros em nosso país. As crianças acompanharam cantando e compreendendo um pouco do processo histórico e influência na formação étnica e cultural brasileira. As crianças sugeriram também o vídeo Kiriku e a Feiticeira (fragmento do filme, em desenho) menino nascido na África (...). Fizemos leitura e interpretação enfatizando a oralidade da música: Aquarela brasileira com Martinho da Vila. Travou-se um debate em torno do tema preconceitos e gosto musical. “Mais do que a possibilidade de escutá-la, a música nos permite sentir que somos escutados, em um ponto onde a mensagem do Outro se torna nossa própria palavra” como afirma Ana Paula Melchiors Stahlschmidt. ( De quem é a música?).
Sinto que os alunos estão se aproximando mais uns dos outros, com mais socialização e aceitação das diferenças, o que me levou a pensar na seguinte colocação: “Educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o outro no espaço de convivência (MATURAMA, 2002, p. 29).

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Ione:

Trouxeste mais descrições do que reflexões nesta postagem, no entanto articulaste a teoria com a prática, atingindo um dos objetivos do portfólio. Este treinamento na escrita auxiliará no TCC posteriormente.

Grande abraço, Anice.