domingo, 10 de outubro de 2010
EIXO IV - REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS
REFLEXÃO REFERENTE À SEMANA 51- OUTUBRO: 27 a 03/10
Na disciplina de estudos sociais do eixo IV pude rever meus conceitos e reformular os mesmos sobre: grupos sociais, espaço, e tempo histórico (Memória individual e coletiva) a divisão do trabalho na sociedade, entre outros.
Destaco como aprendizagens mais significativas em Estudos Sociais, por exemplo, a formulação Eu, Família, Bairro, Município, Estado..., Conceitos que devem ser construídos gradativamente, ou seja, conhecimentos e organização curriculares não exclusivos para se ensinar estudos sociais. Significa pra mim um aprendizado muito importante porque a partir daí o aluno começa a se dar conta do seu pertencimento à sociedade.
Aprendi que o conhecimento prévio do aluno em estudos sociais serve como norteador do trabalho curricular em todos os âmbitos das disciplinas, integrando-as. Da maneira que estou “ensinando - aprendendo”, ou melhor, como estou direcionando a minha prática pedagógica é que me fez refletir questionando -me: O que o aluno precisa saber? De que forma o aluno está construindo a visão de mundo? O que estou ensinando (conteúdos) está ajudando o aluno a ter uma posição diante da sociedade como pessoa indagadora, em busca de seus ideais? Estou trabalhando em direção a favorecer o aluno a dar outro significado aos conhecimentos recebidos?
Lembrei da leitura do livro de Estudos Sociais Teoria e Prática, de , Aracy do Rego Antunes, Heloisa Fesch Menandro e Tomoko Iyda Paganelli (1993 p, 71) associando a seguinte afirmação:
“Piaget e outros pesquisadores demonstraram, através de seus estudos, que a relação de inclusão de cidades em estados e estados em países só é resolvida satisfatoriamente pela criança por volta dos 9-10 anos. Crianças mais novas não conseguem ligar as partes com o todo no caso de territórios, elas simplesmente justapõem uns aos outros sem compreender que eles fazem parte de um todo. Compreendem, por exemplo, que a cidade está no estado ou país, mas não entendem que a cidade faz parte do estado e que este estado faz parte do país”.
Referencia:
ANTUNES, Aracy do Rego, MENANDRO, Heloísa Fesch, PAGANELLI, Tomoko Iyda. Estudos sociais: teoria e prática. Rio de Janeiro: ACCESS Editora, 1993.
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Um comentário:
Querida aluna Ione!
Percebo o quanto é importante as retomadas das Interdisciplinas dos eixos anteriores.
Abraços,
Geny
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