Ficou evidente minha aprendizagem, desde o momento em que me interei do PPP e o Regimento da escola que trabalho. Aprendi que o regime seriado é a forma de organização predominante na escola que trabalho, vinculado a uma pedagogia e avaliação tradicional. Que desenvolver um regime ciclado, que considera o conhecimento prévio do educando, cabe ao professor interessado (aquele que procura além do regime Curricular) quebrar paradigmas e avançar com atitudes evolutivas, favorecendo o aluno em sua curiosidade. Proporcionando subsídios e condições para que o aluno possa mostrar sua capacidade crítica e criativa, num processo de conhecimento e aprendizagem. Aprendi que a forma de organização curricular deve ser discutida e avaliada sempre, pois queremos uma escola que em seu regime curricular, valorize o saber do aluno. Queremos uma escola que saiba oferecer suporte ao professor com idéias inovadoras e transformadoras no sentido de orientar, ampliar e acompanhar o aprendizado do aluno. Aprendi que a avaliação do aluno deve ser objeto de constante estudo e pesquisa. A avaliação ainda é alvo de temor e indicador de autoritarismo.
Mas há novas concepções, em relação à maneira de avaliarmos o aluno. Hoje além de verificarmos o grau de aprendizado do educando, concomitante estamos avaliando a nossa prática pedagógica. Os tempos estão mudando e, portanto temos que usar de diferentes instrumentos e atividades diversificadas para contemplar o maior número de alunos possíveis. Esperamos por uma Organização curricular que caminhe em parceria com a realidade escolar, ou seja, que contemple em sua íntegra o anseio e expectativa de conhecimento do educando!
“Todos sabem que, na prática, as mudanças ainda vão consumir muito tempo até ser bem assimiladas. Até lá, continuarão existindo as boas e as más escolas. Mas que ninguém duvide: esse novo jeito de ensinar, que dá oportunidade a todos os alunos de aprender, será “a” referência em educação e, mais cedo ou mais tarde, servirá para diferenciar os melhores profissionais e as instituições que merecem destaque. Por um motivo simples, segundo Vasco Moretto: “Quem não se atualizar vai formar pessoas fora do seu tempo”.
Nova Escola – Setembro 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário