segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Sistemas de Ensino - Reflexão
Postagem Referente a Semana 11
Foi um trabalho sem dúvida árduo, mas prazeroso ao mesmo tempo, onde tive um conhecimento ímpar em todos os seus segmentos.
A importância do estudo da organização da educação nacional para os profissionais da educação é uma questão – reflexão, que está inclusa na Constituição Federal de 1988 e em tantas outras legislações, além das normas de exigências nacionais. É evidente que precisamos pensar e reavaliar princípios como questões em um todo e não separadamente.
Aprendi que o Brasil passou por etapas democráticas, de ditadura e/ou de transição entre autoritarismo e democracia. A federação que emerge da Constituição de 1988 e das relações públicas por volta de 1990, reconhecem os municípios como componentes da federação, pelo fortalecimento do poder dos estados e pela descentralização fiscal. Os debates e discussões em torno das definições sobre competências e inter- relações das esferas de governo (federal, estadual e municipal) na área da educação sempre se fizeram presentes nas discussões envolvendo todos os segmentos da sociedade civil. Os sistemas de ensino ressaltam a oferta de educação, o financiamento, o planejamento e a normalização, texto da constituição de 1988, ficando as esferas de governo responsáveis pelas definições plausíveis. Também ficou definido no texto promulgado em 1988, que a União, os estados e os municípios devem ficar encarregados de organizar seus próprios sistemas de ensino em regime de colaboração, ou seja, os sistemas de ensino são um conjunto de competências e atribuições voltadas para o desenvolvimento da educação escolar.
Cabe ao educador-cidadão fazer valer seus direitos inseridos no mundo educacional, buscando alternativas de melhoria do ensino através da sua própria prática pedagógica em sala de aula.
Todavia, quero dizer que as leis estão aí para serem cumpridas, mas na prática do dia-dia de fato não são cumpridas na íntegra pelos nossos governantes, deixando muitas lacunas para serem solucionadas pelas escolas, e principalmente pelo professor com uma carga horária sobre carregada e um número elevadíssimo de alunos em sala de aula, comprometendo o trabalho do mesmo.
É necessário suporte de uma política bem articulada (de formação) no sentido de oferecer cursos de qualificação e condições adequadas de trabalho ao professor e também apoio incondicional para desenvolver a autonomia educacional. Desta maneira estaremos visando à formação e informação, que leve o aluno a ser capaz de defender e revidar quando necessário seus direitos de cidadão, levando em conta a participação da comunidade escolar e a legislação vigente.
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Um comentário:
Ione,
Muito pertinente teus comentários no portfólio.E pensar que muitos são assuntos do nosso dia dia e não temos um conhecimento mais aprofundado...que ótimo que o Pead está oferecendo esta oportunidade e tu demonstra o quanto tem aprendido com muito sucesso. Parabéns pelas produções!!
Bjus!
Vera Caletti
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