sábado, 18 de julho de 2009

Aprendizagem Dossiê de Inclusão


Aprendi muito com a interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Ficou evidente minha aprendizagem quando iniciei o dossiê de inclusão proposta pela interdisciplina. Aprendi que as “pessoas com deficiência mental, já foram chamados de excepcionais, doentes, e hoje são denominados de portadores de necessidades especiais, o que mostra uma evolução dos pontos de vista sociais sobre estes indivíduos”. Também ficou claro pra mim que as leis que determinam a inclusão em escolas regulares estão sendo cumprida, ou seja, já está acontecendo, mas o amparo por parte da mantenedora em recursos adequados não! Sabemos que não basta apenas a lei para que seja incluído o aluno com necessidades especiais. É necessária além da conscientização, uma mudança de mentalidade, aceitação e recursos adequados para que isso de fato aconteça de verdade. Como já é do conhecimento de todos as escolas não estão recebendo suporte adequado aos professores para lidar com esses alunos “diferentes”. Os professores desesperados e com uma turma de outros alunos para “dar conta”, estão em conflito, pois não conseguem lidar com as características pessoais dos alunos de inclusão que exigem um atendimento mais individualizado, sem com isso excluí-los do grupo. Esta realidade exige um olhar de cautela com urgência, e uma tomada de decisão na solução dessa dificuldade por parte das autoridades competentes e responsáveis pelo assunto. Esperamos que a situação se transforme para melhor em todos os sentidos fazendo-se cumprir a Lei Federal e LDB no que diz respeito aos deficientes ( PNEE). Contudo, chegou o tempo em que a sociedade começou a repensar e olhar os alunos PNEE sob um diferente paradigma. Congressos internacionais patrocinados pela UNESCO estabeleceram os fundamentos de uma política educacional mundial, menos excludente e mais inclusiva, lançando os seguintes documentos mundiais: Convenção de Direitos da Criança (1988). Declaração sobre educação para todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994). A partir, dos princípios de reformulação do sistema de ensino como um todo, o movimento de educação para todos tornou-se discussão mundial e desencadeou uma verdadeira revolução educacional.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ione: pois é, estudando todo o movimento da inclusão pode-se perceber grandes avanços, mas também muitas barreiras a serem vencidas ainda, não é mesmo? Abraço, Anice.