Esta atividade proporcionou-me um relato de experiência. Procurei identificar as dimensões nas colocações do aluno a partir da entrevista realizada com cada um, individualmente, de acordo com o texto sugerido. Senti que as dimensões apareciam de maneira sutil com o desenrolar da entrevista propriamente dita. Constatei através deste trabalho realizado na interdisciplina Questões Étnicas Raciais na Educação: Sociologia e História que a construção da identidade, de pertencimento, pessoal ou coletiva, se dá entre outras coisas a partir da convivência ou por narrativas, experiência social do grupo familiar, colegas, pessoas da própria sociedade que fazemos parte ou de muito longe etc. Entendi que o ser humano comporta dimensões ambíguas nas lembranças e em seu cotidiano. Cada uma das quatro entrevistas detectei as dimensões citadas no texto sugerido, apesar de não ter sido nada fácil. Foi sem sombra de dúvidas de grande valia para meu conhecimento docente e pessoal, como para o aluno certamente, trazendo-me suporte para futuras aulas sobre ideia de pertencimento, etnias, identidade humana e social. Tentei durante a entrevista resgatar de maneira sutil a sensibilidade de cada um em relação às identidades que foi o tema principal do enfoque III . Portanto, o que cabe aqui é que todos tenham consciência de sua identidade, seja racial, cultural (...). Deve haver uma aceitação de si e do outro, com os mesmos deveres e direitos como qualquer cidadão brasileiro. Com potencialidades e o amor à identidade com seus semelhantes independentes de raça/cultura, promovendo assim a definição étnica!
.
Um comentário:
Olá, Ione: aqui colocas bem teu posicionamento em relação as questões de etnias. Muito bem embasado. Meus parabéns! Abraço, Anice.
Postar um comentário