sexta-feira, 25 de setembro de 2009

LETRAMENTO, SUAS APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES

O termo letramento ainda é recente no vocabulário da educação brasileira, com isso a instituição escolar está a cada dia se interando ao novo termo e suas implicações e aplicações, problematizando o mesmo com indagações, questionamentos, hipóteses(...) Na medida em que a escola vai se interando e descobrindo novas maneiras de trabalhar em sala de aula, e a partir, justamente dessas descobertas de estudos à respeito, consequentemente haverá um olhar significativo a aprendizagem do aluno . A escola como afirma Kleiman, não se preocupa com o letramento social e sim apenas com um tipo de letramento, o escolar. Acredito que a escola - educadores hoje estão à procura de novas competências de ensinar, ou seja, em busca da valorização do sujeito letrado, sendo que a escola hoje deve não só se preocupar com a leitura e escrita do aluno, mas sim com a oralidade, privilegiando de maneira gradativa o estudo do conhecimento linguístico, seu funcionamento e suas ocorrências, interagindo com educando, na busca por interesses comuns, individuais e coletivos, estimulando aprendizagens significativas a todos, sem distinção, levando em consideração o meio em que vivem, seja de ordem religiosa, cultural, étnica. Enfim, a construção da função social da leitura e da escrita deve acontecer a partir do contexto em que o individuo está inserido. “É preciso que a escola se abra para a heterogeneidade dos ritmos e práticas sociais presentes nela própria e na sociedade como um todo. Será que a escola acolhe o que se passa fora dela, leva ou não em conta o que acontece e como acontece? ”(MULTIEDUCAÇÃO proposta, 1993. In: http://www/rio.rj.gov.br/multirio/cime/ME24_004.html)

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ione! Me parece que os profissionais que trabalham nas escolas estão cada vez mais cientes da necessidade de conhecer todo cenário do aluno: entender seu contexto social, o tipo de comunicação, com quem se relaciona, não é mesmo? Tu percebe isso na tua escola? Fica somente na teoria ou muitos partem para a prática? São questões para pensar, está bem? Abraço, Anice.