Postagem Referente a 10ª Semana
Aprendi que a prática pedagógica a partir de temas geradores abre um leque de possibilidades facilitando a introdução de sistematizações e problematizações com situação informal, permitindo ao aluno expor e interagir seus conhecimentos prévios com colegas e professores. “Ivo viu a uva”, ensinavam os manuais de alfabetização. Assim Paulo Freire nos mostrou através de suas teorias e práticas, que podemos ir mais longe, e saber se a uva é natureza e/ou cultura. Diante deste exemplo simples me deparei reavaliando a maneira de conduzir minha própria prática pedagógica. Me fez refletir em minhas últimas aulas. Estou direcionando minha prática pedagógica de maneira a respeitar os conhecimentos prévios do aluno?... O aluno está participando da aula com autonomia? Estou oportunizando atividades que venham ao encontro de suas habilidades? Com certeza as colocações de alunos e professores, como, claro, as colocações de Paulo Freire, foram muito importantes para eu “parar” e refletir sobre as situações problemas da minha prática pedagógica estão sendo conduzidos de maneira a contemplar a visão de mundo que o aluno traz consigo para a sala de aula (...)
“Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também”.
sábado, 7 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Ione!!!
Bárbara tua postagem! Questionar nosso dia-a-dia, nossa forma de se relacionar com o outro, nossa maneira de ensinar e aprender é o maior passo para a mudança, não é mesmo? Depois das reflexões costumam vir as ações.
Abraço, Anice.
Postar um comentário