sábado, 1 de maio de 2010

Primeira Semana de Estágio - Reflexão


Postagem Referente à quinta semana (12 a 19/04)

Fiquei bastante satisfeita em iniciar minhas funções como estagiaria nesta semana. A sensação de estar novamente estagiando é estranho! Estou me sentido como uma adolescente experiente a caminho da graduação tão esperada por longos anos. Em vésperas de me aposentar, posso garantir que a emoção é muito grande. A arquitetura Pedagógica que elaborei foi baseada em peculiaridades pertinentes que observei por muitos anos de profissão e especialmente com as turmas que estou trabalhando este ano letivo. Alunos sedentos por trocas de ideias com colegas, alunos militarmente em fila, padrão, impedidos de expressar suas opiniões, solitários com a sala cheia de colegas e muitas vezes um professor também desanimado. Alunos com dificuldades de aceitação do outro, sem saber trabalhar em equipe. Alunos que apresentam sintomas de desânimo diante de propostas de atividades sem criatividade e sem fundamento. Há necessidade de mudar. Calcada na mistura de modelos dos mais expressivos construtivistas como: Piaget que foi o construtivista do sujeito da inteligência, como ele mesmo deixou claro muitas vezes em suas colocações, Vygostski, Emilia Ferreiro, Paulo Freire, etc. Fica evidente que estou em busca de propostas que venham ao encontro do conhecimento prévio do aluno e sua socialização no grupo. Então iniciei com uma dinâmica onde puderam se conhecer melhor, um contato mais descontraído de maneira sutil com o outro, a “teia de aranha”. A partir da primeira semana iniciei uma verdadeira maratona de atividades diversificadas na medida do possível, propostas, tentando atingir objetivos de mudanças de comportamento e atitudes, em busca da retomada da auto - estima, prática da cidadania, interagir com o “outro”(eu e o outro) de maneira natural e prazerosa!

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ione!

Tuas postagens indicam comprometimento e dedicação. Estamos sentindo falta das reflexões. É importante que tu possas refletir sobre a tua prática: o que está te instigando; quais aspectos tem te chamado atenção ao trabalhar com teus alunos, ok?

Grande abraço, Anice.