domingo, 16 de maio de 2010
QUARTA SEMANA DE ESTÁGIO (03/05 A 08/05)
REFLEXÃO REFERENTE A SEMANA VIII -(05/05 A 12/05)
Esta semana comecei a me “sentir mais familiarizada” em realizar um paralelo entre a teoria e minha prática pedagógica. No começo parecia uma iniciante, mas “de repente” as coisas começaram a tomar forma, tudo começou a clarear em relação ao meu papel de educadora com ideias inovadoras e com pressa de colocar em prática. Mesmo às vezes esbarrando com o tradicional, e um pouco insegura, não está me impedindo de tentar trabalhar de outra maneira e com fundamentação. Esta constatação me deixou mais fortalecida e com ânimo de trabalhar com alunos que mesmo resistentes estão aceitando e participando mais confiantes nos trabalhos propostos, querendo mudar. Aí é que esta a situação –problema, o desfio para nós todos, alunos – professores, deixar acontecer, “com o balançar da carruagem as aboboras” se ajeitam. Estavam acostumados apenas com o quadro “cheio de atividades”, caderno também “cheio de lições”, e hoje os pais estão começando a admitir e apreciar o meu trabalho. Estão entendendo que a agregação das TICs se faz necessário e pertinente na instituição escolar. O trabalho que as crianças realizaram nos computadores revelam tal afirmação. Quem não acompanhar o ritmo inovador vai ficar deslocado e formar alunos fora do contexto social atual. Hoje a sociedade exige de nós educadores uma nova postura na educação, preparando o aluno pra ser um cidadão que tenha vez e voz, nos vários grupos de pertencimento. Portanto precisamos nos engajar nesta nova maneira de ensinar. O aluno hoje participa da prática do planejamento, fazendo interferências quando necessário, e nós educadores temos que permitir esta manifestação. O nosso trabalho de educadores é árduo, mas prazeroso quando se faz com vontade e, além disso, parece que tudo vem ao nosso encontro quando manifestamos vontade de aprender, agregando velhas competências à novas competências. Quando conseguirmos praticar nossas aulas desta maneira, vamos sentir que não precisamos também “estudar” para desenvolver o planejamento, pois o aluno já esta preparado para mergulhar no trabalho proposto, só falta a nossa permissão, sem medo de mudar, de ser feliz!!! O trabalho que as crianças realizaram no Laboratório de informática e na sala do Data Show, comprovam da necessidade e o prazer das crianças com o novo. As crianças foram na sala do data Show onde assistiram o vídeo: Os Tipos de mães, o que se encantaram, e assim surgiu a idéia de criarmos um slides das mães. Foi a partir daí que nasceu o nosso trabalho. Houve uma troca muito grande de conhecimento, um colega contribuindo com o crescimento do outro, auxiliando de maneira solidária, cooperando e colaborando para que todos fizessem os trabalhos propostos. Segundo Piaget, para o aprendizado acontecer é necessário que o professor deixe o aluno colocar em prática suas ideias, suas curiosidades: “A Psicologia de Piaget está fundamentada na idéia de equilibração e desequilibração. Quando uma pessoa entra em contato com um novo conhecimento, há naquele momento um desequilíbrio e surge a necessidade, de voltar ao equilíbrio. O processo começa com a assimilação do elemento novo, com a incorporação às estruturas já esquematizadas, através da interação. Há mudanças no sujeito e tem início o processo de acomodação, que aos poucos chega à organização interna. Começa a adaptação externa do sujeito e a internalização já aconteceu. Um novo desequilíbrio volta a acontecer e pode ser provocada por carência, curiosidade, dúvida etc. O movimento é dialético (de movimento constante) e o domínio afetivo acompanha sempre o cognitivo (habilidades intelectuais), no processo endógeno". Houve uma atitude inesperada por mim quando acessei videos sobre Libras, em consequencia ao Dia do silêncio. Os alunos imediatamente responderam dialogando através de sinais. Esse momento foi muito prazeroso e de muito conhecimento (...).
Quando fomos pra sala de informática a intenção era desenhar umas carinhas no Paint (representando os tipos de mães), e eles me deram “um banho” de conhecimento, apenas auxiliei alguns menos informados e só se via colegas auxiliando colegas. Transformaram o que seriam apenas umas carinhas exprimindo sentimentos, em cartões para as mães. Fizeram desenhos em forma de cartão (simples), alguns com mensagens. Já havíamos usufruído dos computadores, mas não havia um objetivo concreto assim. Então o tempo foi curto para desenvolver tantas ideias e os computadores apenas nove. Com tantos alunos, ficou inviável que todos pudessem terminar o trabalho em tempo hábil ao dia das mães. Mas eles apreciaram os primeiros contatos com o laboratório de informática e sala de vídeo e data show. Alguns alunos comentaram “ Na próxima aula podemos terminar o que começamos hoje? tu vais “gravar” no teu pendrive?” Concomitante desenvolvemos no PowerPont (no note book) slides com o o título: Tipos bem humorados de mães, que havíamos combinado. Na medida do possível cada um teve o prazer de teclar, contribuindo com sugestões para construção do mesmo. Salvei os trabalhos realizados por eles no meu pendrive e no computador. Ficaram felizes, pois eles tiveram participação efetiva no mesmo. Isto não significa o fim dos conteúdos, mas sim, uma nova maneira de aprender de forma mais atualizada, digamos assim (...)
No sábado as mães compareceram na escola para assistirem ao teatro alusivo as mesmas. Mas para surpresa das mães que compareceram, o diretor no final do espetáculo teatral convidou-as (com o uso do microfone) para se encaminharem a sala do Data Show (o que as crianças estão se familiarizando, e como!...) que a professora Ione teria algumas colocações a lhes fazer. Imaginem a surpresa delas! ... As crianças estavam eufóricas... Uma mãe exclamou: “Por isso que a fulana comenta tanto deste tal de data show, é maravilhoso!” Abri os arquivos com os trabalhos desenvolvidos na sala de informática, fotos de cada um, as crianças trabalhando em grupos, amostras de trabalhos realizados em sala e aula, e por último os sildes que eles contribuíram na construção do mesmo! Foi gratificante sentir a satisfação das crianças que estão realizando trabalhos diferenciados do costumeiro e pais aceitando o trabalho desenvolvido, apesar de haver uma certa resistência por parte de alguns, o que é natural. A reflexão da semana está no meu pbworks ioneestagio, com fotos, videos e maiores detalhes da semana.
Referências: Teoria Piagetiana
http://www.monografias.brasilescola.com/psicologia/piaget-vygotsky--diferencas-semelhancas.htm visitado em 16/05/2010 às 11:30
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Um comentário:
Olá, Ione:
Aqui me chamou atenção dois aspectos importantíssimos reveladores de aprendizagem.
O primeiro é a criação do slides das mães que se originou a partir da demanda da turma.
O segundo aspecto interessante é a tua aprendizagem a partir do conhecimento dos alunos!
Grande abraço, Anice.
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