terça-feira, 4 de maio de 2010

SEGUNDA SEMANA DE ESTÁGIO





Postagem Referente a Semana VI (19 a 26/04).

Esta segunda semana de estágio foi bastante agitada, muito lúdica e com grandes expectativas. Procurei articular leitura, música, escrita e vídeos, contemplando o “assunto” em pauta, durante a semana. Como não temos acesso aos computadores, ainda, levei o notebook com internet móvel para a sala de aula. Houve um momento em que o CD da música que havia planejado falhou, os alunos me orientaram, (todos juntinhos ao redor do note) para que eu acessasse a internet para ver o clip da música de Jorge bem Jor, e assim procedi com a orientação deles. Evidenciei através desta troca de conhecimento e aprendizagem coletiva que estava realmente contemplando as teorias estudadas durante os semestres. Procuro nortear minha prática enfatizando a capacidade de convivência com o outro, de aprender com o outro, como fizemos, por exemplo, no caso da integração de todos na roda de conversa para introdução de uma problematização, reflexão e sistematização. Penso que as palavras de Freire expressam o trabalho que estou desenvolvendo com meus alunos. “...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção.”Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”Realizei trabalhos voltados ao conhecimento prévio do aluno, procurando instigá-lo a falar, expressar sua opinião, sem medo de errar, em busca de soluções e descobertas juntos. A dinâmica da caixa com terra, foi semelhante a dança das cadeiras, ou batata quente. Foi muito interessante, instigando o aluno a argumentar sobre o conteúdo da caixa, TERRA. O Trabalho teve entre outras coisas o objetivo de socialização, de desenvolver a consciência da vontade de aprender e respeitar o grupo, o qual cada um contribui valorizando e defendendo suas próprias ideias, respeitando a opinião do coletivo. A aula diversificada levanta o ânimo dos alunos, que consequentemente alimentará a auto – estima de cada um e coletivamente. Com isso as palavras de Freire se fazem presentes constantemente na minha prática pedagogia: “Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também” Paulo Freire

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ione!

Tua postagem está bárbara, pois une teoria com prática e dá exemplos ocorridos em sala de aula.

Gostei bastante do relato sobre o cd ter falhado. Ali teus alunos te ensinaram algo e estava disposta a aprender com eles.

Grande abraço, Anice.

Ione Pead disse...

Obrigado por contribuir para eu chegar a graduação, com certeza!
Tuas palavras me fortalecem!
É uma injeção de ânimo!Pode acreditar. Estou conseguindo fazer esta articulação teoria e prática, devagar, mas estou fazendo...
Abraço!

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ione!

Fico contente!

Grande abraço, Anice.