quarta-feira, 2 de junho de 2010
Reflexão da VII semana de estágio (24/05 a 28/05)
Postagem referente a semana XI de 26 a 02/06
A cada semana que passa sinto que o aluno está conseguindo interagir com os outros no processo do desenvolvimento das atividades propostas, com aprendizagem compartilhada. Por exemplo: As percepções e representações da natureza. Entreguei uma folha com palavras de significados diferentes para representarem as mesmas com desenhos. No primeiro momento desenharam individualmente, num segundo momento trocaram os desenhos com colegas, para compararem os mesmos, e num terceiro momento foi uma roda de conversa problematizando os desenhos realizados, o que interagiram com respaldo às questões levantadas. Através de suas representações mostraram individualmente a idéia que cada um tem de si e sua relação com o que de fato “pensam” e contemplam através do desenhos suas concepções de natureza. O trabalho foi um sucesso! Houve interesse das crianças na realização do mesmo. Eles interagiram muito bem! No texto: (Tele) natureza e a construção do natural: um olhar sobre imagens de natureza na publicidade. Marise Basso Amaral “É nesse tempo que somos chamados a atuar, a fazer es¬colhas, a selecionar textos e conteúdos para nossos estudan¬tes. É nesse contexto que precisamos, cada vez mais, questio¬nar o que nos parece óbvio, o que aparece como dado, como natural. Ficou evidente que os alunos através de suas representações mostraram individualmente a idéia que cada um tem de si e sua relação com o que de fato “pensam” e contemplaram através do desenhos suas concepções de natureza.
Esta aula rendeu “frutos saborosos”, apesar de iniciarmos a aula sem energia elétrica pude (felizmente) realizar a aula planejada com o uso do notebook e internet móvel. Quando a principio citei a letra da música sem me referir que era uma música, já iniciou-se a problematização. Uma aluna disse: - Prô eu não gostei dessas palavras “ora bolas”, eu detesto quando uma pessoa fala assim! (...) E eu lhe afirmei que iria gostar que ela teria um novo olhar para com estas palavras. Selecionei a música (letra e interpretação escrita), eles leram “Ora bolas” (Paulo Tati e Sandra Peres, Coleção – Canções de brincar. São Paulo, 1996). Fiz a representação junto com eles, desde os vizinhos, bairro, cidade, estado, país, continente e finalmente o mundo, ou seja, o planeta em que vivemos. Cada caixa representou um lugar dos citados. Um aluno buscou o globo para que pudéssemos procurar juntos, o Brasil, a América do Sul, o continente americano, e consequentemente eles foram localizando no mapa mundi outros lugares que o interessavam. A música mexeu definitivamente com as crianças, que vibraram com a mesma. Cantaram e bateram palmas acompanhando o ritmo da mesma. No final da atividade a “A menina que havia feito um comentário disse:” É prô, agora eu tenho outra idéia da expressão Ora bolas”!
Me inspirei na realização desta atividade na leitura do livro de Estudos Sociais Teoria e Prática p, 71 associando a mesma a seguinte afirmação: “Piaget e outros pesquisadores demonstraram, através de seus estudos, que a relação de inclusão de cidades em estados e estados em países só é resolvida satisfatoriamente pela criança por volta dos 9-10 anos. Crianças mais novas conseguem ligar as partes com o todo:no caso de territórios, elas simplesmente justapõem uns aos outros sem compreender que eles fazem parte de um todo. Compreendem, por exemplo, que a cidade faz parte do país” com a atividade proposta aos meus alunos. As crianças assimilaram bem a noção de espaço e localização. Ficou evidente que consegui colocar em prática as teorias que aprendi nas interdisciplinas dos semestres passados.
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Um comentário:
Olá, Ione!
O exemplo do "ora bolas" foi bem interessante, porque a interação e o entendimento ajudam a empatizarmos com algo e foi o que ocorreu com esta aluna.
Grande abraço, Anice.
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