segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EIXO 2 - FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO

Eixo 2 - Interdisciplina Fundamentos da Educação
Postagem Referente setembro 52 - De: 06 a 12/09/10

Reavaliando apontamentos que realizei na interdisciplina Fundamentos da Educação encontrei respaldo à minha prática pedagógica atual, depois de realizar o estágio com alunos de 4ª série. Tentei não ser mais a professora autoritária, que exige a famosa decoreba dos conteúdos propostas aos alunos. Hoje procuro resgatar a vivência (experiência) que o aluno traz consigo. Valorizar a “bagagem” do seu contexto familiar, da sua realidade e juntar com atividades variadas (com segurança), criando desafios e hipóteses que o aluno mesmo vai construindo a partir de situações que o favorecem a descoberta do universo da escrita e da leitura. A grande maioria das crianças “hoje”(como no passado), têm larga experiência com o mundo letrado, pois no seu cotidiano estão em contato com letreiros, receitas de bolo que a mãe faz, sinais de trânsito, rótulos, computadores etc. Então penso que temos que desenvolver o conteúdo, com “outros olhos”, que temos que contextualizar o conteúdo com os saberes do aluno, com significado, de forma sistemática. A didática de ensino e aprendizagem é que está se transformando em sala de aula.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Ione!

Quanto ao seu propósito de não agir como professora autoritária, como seus alunos é de grande importância para quem está a concluir o Curso PEAD. É um dos grandes objetivos e sei que seu estágio foi muito bom!

Agora é hora do TCC.
Mais uma dica!
Nas três primeiras postagens do mês procure nas leituras fazer articulações com o teu TCC, * na quarta postagem do mês Faça a reflexão de sua caminhada no PEAD, antes do PEAD e depois do PEAD. Cada 4ª postagem fale um pouco dessa sua caminhada, assim como fizeste nessa postagem.

Obrigada por sua postagem!

Um carinhoso abraço,

Geny