domingo, 29 de novembro de 2009
ENFOQUE TEMÁTICO 1: O QUE É AVALIAR?
Avaliar não é uma tarefa fácil, que não pode ser descartada. Ela deve ser mediadora tendo como característica a construção da aprendizagem gradativamente, contextualizando a realidade social deste aluno, articulando seus saberes com uma avaliação permanente, desafiando o educando a corrigir seus “erros” e interagir no processo. A avaliação deve ser de caráter inclusivo e não punitivo onde o aluno se sinta mais afastado ainda da sala de aula. Faz-se necessário uma auto-análise do professor comprometido com sua ação pedagógica diante o conhecimento prévio do aluno. A avaliação deve fornecer subsídios para que o professor se posicione com segurança e acompanhe o caminho que o aluno está trilhando em sua aprendizagem. Com base nas abordagens cognitivistas e humanistas, expressas em Mizukami (1986),”o professor é aquele que: cria condições para que o aluno analise seu contexto e produza cultura, conduz o processo de forma participativa, através do diálogo e da cooperação”. Na medida do possível registro o avanço e dificuldades dos objetivos alcançados pelo aluno para que o aprendizado continue de forma sistematizada. Procuro aperfeiçoar minha prática pedagógica com indicadores bastante precisos que sirvam para eu detectar (reconhecer) as aprendizagens do aluno e possíveis dificuldades e ajudá-los a superá-las.
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Um comentário:
Olá, Ione!
Trouxeste este aspecto importante que é o olhar atento sobre as dificuldades e habilidades dos alunos até para compreender até onde a aprendizagem foi resultado de teu incentivo ou de tua empatia, enfim, quais contribuições cada um tem na aprendizagem alheia e na sua.
Abraço, Anice.
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