sábado, 21 de novembro de 2009

Práticas de Leitura, Escrita e Oralidade nos Anos Iniciais

Articulando a leitura do texto sugerido Coerência e Coesão com minha prática de sala de aula pude constatar e refletir sobre a minha postura frente a produção textual com meus alunos e de como os estímulo para tal prática. Na verdade a prática de leitura e oralidade nos anos iniciais deve ser recheada de atenção e cuidados do professor na escolha de estratégias adequadas na produção textual: O que dizer, para quem está voltada esta leitura e escrita, o estilo, etc. O aluno deve produzir textos que lhe tragam algo especial para si, e não realizar produção de texto para agradar aquele ou aquela pessoa, como o professor por exemplo. Os tempos são outros, portanto o tipo de textos consequentemente muda o seu estilo. Como aprender a ser um mediador a aprendizagem do aluno? Como o professor fará para saber interagir na prática e propor textos desafiadores ao aluno? Não com respostas prontas, mas que faça o aluno ir à busca de soluções a problematizações que envolvam uma produção textual e suas implicações. Evidencio nesta aprendizagem que nós educadores devemos pensar em levantar questões comparativas, proporcionar temas e textos que faça o aluno criar, refletir sobre suas próprias ações ao caminho da cidadania, ser participativo e indagador por respostas coerentes as suas expectativas e intenções. O professor deverá usar critérios de avaliação da produção textual, sem coibir os diferentes universos lingüísticos de cada educando. Sendo agente organizador e auxiliador no planejamento dessas atividades, salientando coerência e coesão no processo da leitura e escrita do aluno, conectados a visão de mundo do educando, tornando-os significativos para o mesmo. A partir dessas colocações considero que minha prática pedagógica está no caminho desta nova proposta de trabalho.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Ione,

Beleza que sua prática pedagógica esta voltada para o questionamento reflexivo.
Ione fico muito feliz quando leio as suas produções e percebo o quanto você mudou e cresceu intelectualmente. Seus alunos estão de parabéns e você também!
Abraços.
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS