sexta-feira, 4 de setembro de 2009

“CRIATIVIDADE MUTILADA”


Ao ler o texto “O menininho”, de Helen Buckley, lembrei de um caso mostrado no fantástico alguns anos atrás. Em um laboratório de pesquisas cientificas viviam dois ursos há muitos anos, que serviam de cobaias para experiências de laboratório. Não eram seres humanos, mas assemelha-se ao caso do menininho com a criatividade mutilada. Os ursos viviam em uma espécie de cubículo, os quais não conseguiam caminhar e muito menos virar-se de lado, ou trocar de posição. Apenas faziam o movimento do corpo pra frente e pra trás. Um belo dia os cientistas resolveram levá-los para uma floresta e trazer novos ursos para cobaias. Deixaram – os lá, para viverem novamente junto a natureza. Mas infelizmente os cientistas constataram observando-os por algum tempo, que os ursos apenas faziam os mesmos movimentos (pra frente e pra trás) repetitivos de outrora. Não saiam do lugar, não conseguiam se adaptar mais a vasta extensão de área que poderiam usufruir. Hoje me deparo refletindo sobre minha Didática pedagógica, mudanças de competências. Fico a pensar de quantas vezes cobrei atividades sem que o aluno pudesse usar de sua criatividade, sem oralidade de opinião. Apenas responder (“copiar e colar”) com todas as letras o que estava escrito, ou seja, de método como estímulo - resposta. E muitas vezes “ainda me pego” repetindo o mesmo fazer pedagógico. É evidente que após iniciar a graduação e agora a aula presencial, como a primeira leitura, meu olhar toma novo rumo. Eu me coloco no lugar das crianças e sinto o quanto tenho que mudar ainda em prol de uma nova maneira de ensinar. Os tempos são outros e temos que acompanhar as mudanças de hábitos e costumes, por mais difícil que nos pareça. Não há mais lugar para o educador que não se propõe a mudar. Por um motivo simples, segundo Moretto: “Quem não se atualizar vai formar pessoas fora de seu tempo” (Nova Escola – setembro, 2000, p. 12).

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ione! Bárbara toda tua reflexão a respeito do texto. Bem triste essa história dos ursos.. eles ficaram condicionados aquela forma de se movimentar e levar a vida. O mesmo ocorre muitas vezes nas aprendizagens dos alunos. Não é tarefa fácil inventar novas atividades, estimular a iniciativa das crianças, suas curiosidades juntamente com a pressão de seguir com o "roteiro programado", mas que bom que estás repensando tua prática e tentando fazer diferente. Fiquei a pensar na era de hoje: o profissional que não se atualiza numa empresa e não inova automaticamente será demitido. O mesmo deveria valer na área da educação, não é mesmo? Abraço, Anice.