domingo, 24 de outubro de 2010

CONVIVER, AMAR E CONHECER


4ª Postagem: Aprendizagens Referentes aos Eixos IV, V e VI - Outubro - 54 – (18 a 24/109)

As interdisciplinas dos eixos 4, 5 e 6 contribuíram muito para o meu crescimento pessoal, social, sendo fundamental na minha prática pedagógica. Pelo que pude entender segundo o Biólogo e professor Maturana, o amor e conhecimento são importantes na formação do ser humano. Que as emoções são fundamentais para o convívio humano. Ficou claro pra mim que quando Maturana desenvolveu estudos sobre a Biologia do amar e conhecer, ele quis dizer que este é um fenômeno observado sobre as relações que as pessoas estabelecem com o mundo, sua vivência com os outros. Neste sentido fez-me refletir sobre minha própria vivência e dos que me cercam, como se dá esta interação em meu contexto familiar, pessoal, social e profissional. As mudanças ocorrem com a participação efetiva e organizada do ser humano, interagindo com o meio em que vive e convive. Comecei a analisar o meu conhecer e amar, ou seja, eu sou observador de minhas próprias ações, portanto dela dependem o ângulo o qual as observo, que me encontro, e de minhas experiências. Compreendi que as emoções auxiliam ou interrompem domínios de atitudes, comportamentos. Todavia fica evidente a minha aprendizagem quando consigo diferenciar às emoções que podem ou não interferir na qualidade das relações interpessoais no convívio do meio das pessoas. Hoje consigo analisar o meu próprio Eu e minha relação com mundo.

REFERÊNCIAS:
Transformações na Convivência Segundo Maturana
M. Corte Real, Luciane e Introdução à psicologia da vida adulta

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Ione!

Muito boa a reflexão sobre o seu próprio aprendizado e a ralação com teoria de Maturana.

Obrigada por suas postagens!

Um grande abraço,

Geny