segunda-feira, 18 de outubro de 2010

EIXO VI - Questões Étnicas Raciais na Educação:Sociologia e História


REFLEXÃO REFERENTE À SEMANA 53 - OUTUBRO: 11 a 17/10

Revendo o trabalho realizado “como me vejo” e “como as outras pessoas me vêem”, através da aula presencial, da minha vivência e o texto sugerido “EM BUSCA DE UMA ANCESTRALIDADE BRASILEIRA” de Daniel Mundurucu, consegui fazer um paralelo com o meu trabalho de conclusão, ou seja, uma boa reflexão a partir do meu próprio trabalho realizado na interdisciplina e o trabalho que realizei com meus alunos no estágio. Cada aluno pode ressaltar suas características físicas e psicológicas, olhando-se no espelho. Puderam falar de si com liberdade de expressão. Houve sensibilização em torno de si e do outro, troca de informações acerca das diferenças, da ancestralidade, dos grupos de convivência. O aluno pode falar de si, com segurança e sem medo de errar. Portanto fez-me lembrar as palavras sábias do grande educador Paulo Freire: O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. (Freire, 1996, p.27)
Referências:
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia, 36ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

Um comentário:

Geny disse...

Olá Ione!

Muito boa a técnica do espelho ela nos remete a reflexão sobre a aceitação de si mesmo e do outro.
Penso que fecha com seu TCC. Dá para se fazer um trabalho com os alunos e registrar numa tabela a reação dos mesmos. Fale com sua orientadora sobre o assunto. (A tabela deve ter dados pré-estabelecidos ...)
Obrigada por sua postagem e contamos com seus registros

Um carinhoso abraço,

Geny