domingo, 31 de outubro de 2010

EIXO VII – DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO


REFLEXÃO REFERENTE À SEMANA 55 - OUTUBRO: 25 a 31/10
Revendo O texto “O menininho”, de Helen Buckley, lembrei de um caso mostrado no fantástico alguns anos atrás. Em um laboratório de pesquisas cientificas viviam dois ursos há muitos anos, que serviam de cobaias para experiências de laboratório. Não eram seres humanos, mas assemelha-se ao caso do menininho com a criatividade mutilada. Os ursos viviam em uma espécie de cubículo, os quais não conseguiam caminhar e muito menos virar-se de lado, ou trocar de posição. Apenas faziam o movimento do corpo pra frente e pra trás. Um belo dia os cientistas resolveram levá-los para uma floresta e trazer novos ursos para cobaias. Deixaram – os lá, para viverem novamente junto à natureza. Mas infelizmente os cientistas constataram observando-os por algum tempo, que os ursos apenas faziam os mesmos movimentos (pra frente e pra trás) repetitivos de outrora. Não saiam do lugar, não conseguiam se adaptar mais a vasta extensão de área que poderiam usufruir. Hoje me deparo refletindo sobre minha Didática pedagógica, mudanças de competências. Fico a pensar de quantas vezes cobrei atividades sem que o aluno pudesse usar de sua criatividade, sem poder expressar sua opinião. Apenas responder (“copiar e colar”) com todas as letras o que estava escrito, ou seja, de método como estímulo - resposta. Procurei desenvolver no estágio (o quero dar seguimento, sempre) atividades que viesse ao encontro do saber do aluno, o que está contribuindo muito no desenrolar do meu trabalho de conclusão. Destaquei um trecho do trabalho realizado por mim na atividade: Enfoque temático 1:Introdução à Didática
“Marcas de contribuição para que desenvolvam suas capacidades de construção para serem cidadãos atuantes em uma sociedade sedenta de pessoas que saibam expor suas ideias, compartilhar seus conhecimentos com as demais pessoas, crescer juntos! Quero alunos que se lembrem de mim como a professora que os ajudou de uma maneira ou outra a não serem os ditos alunos da “decoreba”, mas alunos corajosos e curiosos, questionadores em busca de respostas as suas dúvidas, que não se calam ao “Cale a boca, não é sua vez de falar” (será que lhes dão a vez de colocar suas ideias?...) como ainda existe. Quero me incluir no grupo dos professores que deixarão marcas no aluno da mudança e transformação da prática pedagógica”.
É evidente que após iniciar o curso PEAD, muitas leituras, meu olhar toma novo rumo. Eu me coloco no lugar das crianças e sinto o quanto tenho que mudar ainda em prol de uma nova maneira de ensinar. Os tempos são outros e temos que acompanhar as mudanças de hábitos e costumes, por mais difícil que nos pareça. Não há mais lugar para o educador que não se propõe a mudar. Por um motivo simples, segundo Moretto: “Quem não se atualizar vai formar pessoas fora de seu tempo” (Nova Escola – setembro, 2000, p. 12).

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Ione!

Interessante suas colocações sobre a consciência de seu amadurecimento e mudança no desempenho de suas atividades profissionais. Alegra-nos saber que o Curso PEAD deu tamanha dimensão na sua prática pedagógica, já valeu.

Um grande abraço,

Geny