domingo, 7 de novembro de 2010

PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO VIII




PEDAGOGIA: TEORIA, PRÁTICAS E PESQUISAS

Novembro – 51 - 01 a 07/11

I – Seminário aIntegrador VIII: Docência de 6-10 anos

Reportando-me ao eixo VIII, com a realização do estágio com uma turma de 4ª série. Constatei através do estudo de caso que venho desenvolvendo em meu trabalho de conclusão de curso, que realmente a cooperação e o respeito mútuo são na verdade características fundamentais para que a prática pedagógica alcance objetivos positivos na integração de todos para que aconteça um trabalho de qualidade. O estágio veio ao encontro exatamente do que sempre defendi, o aluno poder trocar ideias com colegas e professora. Assim a aprendizagem se dá de maneira mais descontraída e compartilhada. Convenci-me realmente que o trabalho em grupo deve ser um permanente em sala de aula, pois além de elevar a auto – estima, permite que a criança fortaleça os laços de amizade, aceitando as diferenças de cada um, desenvolvendo a autonomia. Lembro dos primeiros trabalhos em grupo que realizei com a turma, foi preciso exercitar esta nova maneira de realizar atividades compartilhadas, eles sentavam juntos e conversavam outros assuntos, não sabiam na verdade o que era trocar ideias, pois poucas foram às vezes que haviam realizado trabalhos desta forma. Ainda existe crianças que se negam a realizar trabalhos em grupo. O que me chamou muito a atenção no final de estágio foi que os alunos demonstraram através das atividades propostas estarem realizando pesquisas, realizando descobertas, sanando dúvidas e confirmando certezas. Posso dizer que culminei o estágio de “alma lavada”, como se diz, com uma prática pedagógica voltada aos interesses do aluno, com postura de prática pedagógica inovada, onde o aluno teve participação intensa, fazendo interferências e interagindo no processo de aprendizagem. Como nos coloca o grande educador Paulo Freire:
“Só existe saber na invenção, na reivindicação, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros... Fora de busca, for de práxis os homens não podem ser”...
FREIRE, Paulo. Currículo e pedagogia de Paulo Freire. Caderno Pedagógico, nº 2, Semana Pedagógica Paulo Freire, 2001 (P. 47)

3 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Ione!

Seu posicionamento referente à mudança de estilo e de desenvolvimento da prática em sala de aula é relevante.
Muito bom!

Um grande abraço,

Geny

Pedagogia aprendendo/ ensinando disse...

Ione
Adorei o teu blog. Achei que tem bastante conteúdo. Percebi como tu amas o trabalho que fazes com os alunos.
Parabéns! Beijos! Viviane

Geny disse...

Querida aluna Ione!

Ontem no encontro com a turma no Cais do Porto, na Feira do Livro fiquei sabendo das dificuldades que vem passando com a doença do seu pai. Tenha muita calma entregue nas mãos de Deus, que Ele sabe o que faz.
Tudo vai dar certo na sua Formatura!

Um carinhoso abraço,


Geny